Covid-19: laboratórios veterinários estudam possibilidade de produzir vacina

Presidente Sindan participou do programa Mais Pecuária para falar sobre a iniciativa

26/03/2021 às 20:01 atualizado por Maria Eduarda Teixeira* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Três laboratórios veterinários estudam a possibilidade de produzir vacina contra Covid-19. A previsão é que o imunizante fique pronto ainda em 2021. Caso aprovado, seria possível produzir um grande número de doses por ano. O vice-presidente executivo do Sindicato da Indústria Nacional de Produtos Para a Saúde Animal (Sindan), Emílio Salani participou do programa Mais Pecuária, do Canal do Boi de sexta-feira (26) para falar sobre a iniciativa. 

Em entrevista exclusiva, Salani afirmou que o Sindan deve se reunir representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Butantan e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na segunda (29) para buscar uma solução.

“Segunda-feira às 9h, nós participaremos de uma audiência pública do Senado. Onde estarão presentes o Butantan, Anvisa, Ministério da Agricultura e o Sindan. No período da tarde teremos outra reunião. Nós entendemos que esses atores [órgãos], têm que sentar a mesa juntamente com o Mapa, que nos fiscaliza e Anvisa, para que possamos chegar a um acordo e possamos buscar uma solução", explica Salani.

 

Recorde de mortes

O Brasil bateu hoje (26) pela segunda vez na mesma semana o recorde de mortes diárias por Covid-19. Foram registrados 3.650 óbitos, segundo dados do Conselho Nacional de Saúde (Conass).

Vacinação

O Instituto Butantan divulgou hoje (26) que irá solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a autorização para iniciar em abril um ensaio clínico da fase 1 e 2 para o desenvolvimento de uma vacina própria, chamada ButanVac. 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Ponte também anunciou nesta sexta (26) que o Governo Federal entrará com pedido na Anvisa para realizar testes para um imunizante chamado Versamune-CoV-2F.

 

*Com supervisão do jornalista Douglas Ferreira


Últimas Notícias