Covid-19: na corrida por vacinação, Brasil cria imunizante

Testagens em voluntários está prevista para o mês de abril e pode chegar aos brasileiros até o final de 2021

26/03/2021 às 10:00 atualizado por João Sanchini* - SBA | Siga-nos no Google News
:
Vacinação
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

O Instituto Butantan divulgou hoje (26) que solicitará à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a autorização para iniciar em abril um ensaio clínico da fase 1 e 2 para o desenvolvimento de uma vacina própria, chamada ButanVac. 

O imunizante brasileiro previne à Covid-19. O Instituto informou que o insumo está em desenvolvimento e uma produção piloto foi finalizada. Quando autorizada, poderá ser iniciada a testagem em voluntários humanos.

A pesquisa será realizada com os mais rigorosos padrões de qualidade mundiais e isso definirá se sua distribuição será autorizada. Em caso de aprovação, a vacina será disponibilizada ao Brasil e a países de baixa e média renda.

Desenvolvimento
A vacina foi criada integralmente no Brasil, sem depender de importações. Segundo o diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palacios, o imunizante terá alto teor protetivo.

“Nós sabemos produzir a ButanVac, temos tecnologia para isso e sabemos que vacinas inativadas são eficazes contra a Covid-19. Poder entregar mais vacinas é o que precisamos em um momento tão crítico”, explica.

CoronaVac
A criação e desenvolvimento da ButanVac não influenciará na parceria do Butantan com a Sinovac. De acordo com o presidente do Butantan, Dimas Covas, a tecnologia utilizada na ButanVac é uma forma de aproveitar o conhecimento adquirido com o desenvolvimento da CoronaVac. 

 

Com informações de Instituto Butantan 

*Texto com supervisão do jornalista Douglas Ferreira


Últimas Notícias