Economia

Índice de Preços ao Produtor da Pecuária sobe 3,9% em fevereiro

De acordo com o Cepea, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários subiu 1% no mês

19/03/2021 - 12:14 | Por Redação - SBA | Siga-nos no Google News

Em fevereiro, o IPPA/CEPEA avançou 1%, em termos nominais, frente a janeiro de 2021. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o resultado do índice geral reflete a contraposição das variações observadas nos índices dos grupos. 

De um lado, o IPPA-Pecuária e o IPPA-Cana-Café subiram 3,9% e 3,2%, respectivamente, mas, de outro, o IPPA-Hortifrutícolas e o IPPA-Grãos recuaram 9,4% e ligeiro 0,3%. A variação positiva observada no índice da Pecuária esteve atrelada às elevações nos preços nominais do boi gordo, dos ovos e do frango vivo. 

Por sua vez, as valorizações da cana-de-açúcar e do café explicam o desempenho positivo do índice composto por estes produtos. No caso de grãos, destacam-se os recuos nos preços nominais da soja e do arroz, que explicam o desempenho do índice desse grupo. 

Para os hortifrutícolas, observaram-se quedas de preços para banana, tomate e batata. Também de janeiro para fevereiro de 2021, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, teve alta de 3,8% – logo, nesse período, os preços agropecuários se desvalorizaram frente aos preços industriais da economia.

 

Informações por Cepea

Compartilhar

Últimas Notícias