Chuvas devem predominar na região Norte nesta sexta-feira (19)

Previsão do tempo indica que há risco de cheias e alagamentos

19/03/2021 às 08:32 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A previsão do tempo para esta sexta-feira (19) indica que a chuva será de maneira forte e ao longo do dia desde o Acre até o norte do Maranhão e do Piauí, passando pelo Mato Grosso, Pará, Amapá, sul do Amazonas e Rondônia. Os volumes de chuva nessas áreas são altos, há riscos de cheias e alagamentos. 

Entre Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e Pará o tempo ficará mais fechado, com muita nebulosidade e baixas temperaturas. Boa parte dessa chuva tem a influência do corredor de umidade, de uma área de baixa pressão atmosférica e um vórtice ciclônico nos médios níveis da atmosfera (ambas entre RO e MT), mais a Alta da Bolívia (área de alta pressão a mais de 9km de altitude). 

No norte do Pará e do Maranhão temos a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT que se forma pelo encontro dos ventos vindos de 2 hemisférios). Na metade sul do país, a chuva perde força em relação aos dias anteriores com o afastamento da frente fria pelo oceano. 

A chuva mais volumosa ocorre apenas entre o Vale do Ribeira e o litoral paranaense. Nas demais áreas, mesmo que a chuva ocorra de forma isolada, há riscos de rajadas de vento de mais de 60km/h, com raios e até queda de granizo, principalmente entre MS, GO, MG, SP e RJ. 

Entre o ES e RJ também há a influência da borda de um vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera (VCAN), outro vórtice nos médios níveis da atmosfera. Destaque também para o Nordeste do país, onde esse VCAN também influenciará no litoral baiano e especialmente entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, que além de terem chuvas fortes, terão acumulados elevados e potencial para alagamentos. 

Além disso, nessas áreas, ainda há umidade constante que vem do mar para o continente. Por outro lado, o tempo será firme, de Minas Gerais ao centro da Bahia, em grande parte do Rio Grande do Sul, no oeste catarinense e em Roraima.

 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias