Boletim Prohort destaca queda nos preços do tomate e da batata

Cebola registrou aumento nos preços em fevereiro, aponta o levantamento realizado pela Conab

18/03/2021 às 16:19 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Mesmo em um período de redução na oferta de hortaliças nos mercados, os preços do tomate e da batata caíram nas principais centrais atacadistas do país em fevereiro, aponta o 3º Boletim Prohort, divulgado nesta quinta-feira (18) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Em São Paulo, a queda para a cotação do fruto praticada em fevereiro chegou a 26%. O tubérculo teve uma redução maior, chegando a próximo de 52% no Rio de Janeiro. Esse movimento registrado no mês passado tende a se repetir em março.

A cebola continua com valores de comercialização em alta. A concentração da oferta no sul e a importação do bulbo favorecem o encarecimento do produto.

Frutas
De acordo com o boletim Prohort, O aumento da colheita da maçã gala, tanto para produtores com acesso às câmaras frias quanto os pequenos, sem acesso a essa tecnologia, em meio a uma demanda regular, impactou na queda de preços da fruta. 

A variedade fuji começou a ser colhida timidamente em fins de fevereiro, movimento que se intensificará em março. Com expectativa de boa safra para o produto, as perspectivas para as exportações são boas.

A comercialização da melancia em fevereiro ficou mais baixa na maioria das Ceasas, o que não se converteu em aumento de preços, uma vez que o tempo chuvoso influencia em uma menor demanda. 

Com isso, os produtores encontram nas exportações uma boa alternativa para escoar a produção, principalmente das minimelancias cearenses e potiguares.

 

Informações por Conab


Últimas Notícias