Mudança no ICMS não agrada e agro paulista prepara novo protesto

Governo de SP zerou ICMS do leite reduziu o da carne

18/03/2021 às 12:18 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Governo de São Paulo anunciou ontem, quarta (17) um plano de apoio tarifário a diversos setores impactados pela pandemia de Covid-19. O leite pasteurizado e a carne terão menos impostos estaduais a partir de abril. As medidas não agradaram totalmente os produtores rurais do estado. Em fevereiro diversos setores do agronegócio de SP protestaram contra o artigo 22 da Lei 17.293, que dá ao Governo Paulista amplos poderes para retirar isenções ou benefícios fiscais a qualquer momento.

Decisão do Governo de SP

O leite voltará a ter isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda para o comprador. A alíquota de 4,14% definida em janeiro deixará de ser cobrada.

A carne comercializada em estabelecimentos enquadrados no Simples Nacional, em sua maioria açougues de bairro, voltam a pagar 7% de ICMS na compra de carne para revenda. A alíquota estava em 13,3% desde janeiro deste ano.

Sobre o assunto, o Coordenador da Comissão Nacional de Derivados de Leite, da Associação dos Produtores (Abraleite), Wander Bastos e o produtor rural, Paulo Junqueira participaram do programa Bom dia Produtor, do Canal do Boi desta quinta-feira (18). Confira.

Foto de capa: Josivaldo Nascimento

Últimas Notícias