Quinta-feira deve ser marcada por chuvas em várias regiões do país

Na região Norte, os volumes de chuva podem ultrapassar os 70 mm

18/03/2021 às 08:32 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Para esta quinta-feira (18), a previsão do tempo indica que a frente fria junto com a organização de um corredor de umidade que vem da Amazônia ajudam a trazer temporais e acumulados elevados do extremo nordeste gaúcho ao oeste, sul e litoral do estado de São Paulo, passando pelo Paraná, o leste de Santa Catarina e influenciando também no Mato Grosso do Sul. 

Nos municípios dessas áreas, os volumes podem passar dos 50mm. Destaque para o extremo leste paranaense, como no litoral do PR e no litoral de SP e em Registro, que acumulará entre quinta e sexta-feira mais de 90mm. 

No Mato Grosso do Sul as instabilidades têm uma grande influência de uma área de baixa pressão atmosférica, que reforça também as chuvas intensas e volumosas no noroeste dos estados de São Paulo e do Paraná. 

Há riscos de rajadas de vento de mais de 70km/h e até queda de granizo, principalmente entre o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, o extremo norte e parte do leste do Paraná, todo o estado de São Paulo, e mais o sul de Minas Gerais e o centro oeste do Rio de Janeiro (como nas regiões da Costa Verde, do Médio Paraíba, Metropolitana do Rio de Janeiro, Centro-Sul fluminense e Serrana). 

No estado de São Paulo as chuvas têm influência além da aproximação da frente fria, o calor, a alta umidade e mais à circulação dos ventos em altitude. Como no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em parte de Minas Gerais, que tem o reforço neste caso de um vórtice ciclônico nos médios e altos níveis da atmosfera (VCAN). 

Aliás, esse sistema também irá causar chuva forte e pontualmente elevada no sul da Bahia.  As pancadas são fortes nessas áreas, com riscos para alagamentos e cheias. O acumulado da precipitação é elevado e ocorre ao longo do dia, na forma de também temporais, do Acre até o Maranhão, passando pelo centro norte de Tocantins, todo o Pará, o leste do Amapá e do sul ao leste do Amazonas, Rondônia, todo o Mato Grosso. 

Entre a Região Norte e o Centro-Oeste, temos a organização do corredor de umidade mais à circulação de uma área de alta pressão atmosférica em altitude (a Alta da Bolívia), e entre o norte das Regiões Norte e Nordeste, as instabilidades ocorrem por conta da presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). 

Atenção novamente aos volumes elevados de chuva no Pará, no norte de Tocantins e no Maranhão, que podem passar dos 70 mm. Risco de invernada entre os estados de Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e Pará, pois o tempo fechado deixará as temperaturas mais baixas do que o normal nessas áreas, e que persistirá por mais dias. 

Pancadas isoladas de chuva são esperadas na faixa nordeste do Nordeste, por conta de um cavado, nos níveis mais altos da atmosfera, associada ao vórtice ciclônico nos médios e altos níveis da atmosfera (VCAN) entre a costa do ES e da BA. 

No Recôncavo baiano, mesmo que os acumulados não sejam elevados, a chuva vem de forma forte. Por outro lado, entre o leste de Goiás e o oeste de Minas Gerais até o centro norte da Bahia e entre o sudeste do Paraná até o oeste do Rio Grande do Sul, e em Roraima, o tempo será firme, por conta de massas de ar que são secas. Faz calor e a umidade do ar cai no meio da tarde. 

 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias