Em fevereiro, SC registra aumento de 34% nas exportações de carne de frango

Foram gerados valores acima de US$ 129,7 milhões com a venda de 80,8 mil toneladas do produto

16/03/2021 às 12:05 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Estado de Santa Catarina registrou em fevereiro crescimento de 34% no faturamento com as exportações de carne de frango na comparação com janeiro. Foram gerados valores acima de US$ 129,7 milhões, com a venda de 80,8 mil toneladas do produto. O SC é o segundo maior produtor nacional de carne de frango e responde por 25% do total exportado pelo país.

O secretário de Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva afirma que o ano será desafiador para as cadeias produtivas de proteína animal, em virtude da elevação dos custos de produtos, em especial alta nos valores de milho e soja.

“O setor produtivo se mantém competitivo e conquista novos mercados, ampliando sua presença internacional. A avicultura é uma atividade fundamental para a economia catarinense, que gera riqueza e renda para o nosso estado”, explica Silva.

Em fevereiro, o estado embarcou 80,8 mil toneladas de carne de frango, o que representa uma elevação de 30% ante ao mês anterior. De acordo com o analista do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) Alexandre Giehl, o aumento está atrelado as exportações para grandes compradores como Japão (13,6% em receitas e 10,5% em quantidade), China (16,5% e 14%) e Arábia Saudita (11,6% e 2,5%).

A proteína é o principal produto de exportações. O estado conta com aproximadamente 5,9 mil avicultores.

Desempenho

O primeiro bimestre em SC registrou um desemprenho inferior ao esperado, com uma queda de 19% em faturamento e 14,8% na quantidade se comparado ao mesmo período de 2020.

“Em grande parte, isso se deve à queda das exportações para o Japão, principal comprador. As exportações para a China também caíram, já que os chineses aumentaram significativamente a produção local de carne de frango nos dois últimos anos”, comenta Giehl.

 

Com informações Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural

Foto de capa: Arquivo Mapa


Últimas Notícias