Terça-feira com chuva forte e temporais no sul do país

Tempo continua firme do sertão de Pernambuco até o centro de Minas Gerais, incluindo o Distrito Federal

16/03/2021 às 08:23 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta terça-feira (16), o calor ganha força e o tempo volta a mudar no Rio Grande do Sul até o final do dia, por causa de instabilidades que se formam a partir de um corredor de umidade da Amazônia, ventos que sopram a mais de 10 km de altura e também pela aproximação de um sistema de baixa pressão que atua entre o Paraguai e Argentina. 

Assim, a chuva se espalha em forma de pancadas com trovoadas, após um dia de bastante calor no estado gaúcho. Não se descarta até mesmo granizo pontual. Destaque para ventos moderados a fortes na metade sul gaúcha, além de chuva mais pesada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul no período da noite, que pode gerar acumulados mais altos. 

Em outras áreas do Sul, do Centro-Oeste, São Paulo, oeste do Rio de Janeiro e oeste e sul de Minas Gerais, a chuva vem típica de verão, após um dia quente, com pancadas isoladas durante a tarde e noite, podendo vir acompanhada de trovoadas. 

No norte do Pará, Amapá e parte do Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical segue atuando, provocando chuva pontualmente volumosa com temporais. O tempo continua bastante firme do sertão de Pernambuco até o centro de Minas Gerais e incluindo o Distrito Federal, com índices de umidade relativa do ar abaixo dos níveis críticos. 

Por fim, a chuva segue generalizada e com elevados acumulados em boa parte da Região Norte e no norte nordestino.

 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias