Zona de Convergência: Norte terá chuvas volumosas nesta segunda

Tempo segue firme no Sul e em estados do Sudeste, diz a Somar Meteorologia

15/03/2021 às 07:57 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta segunda-feira (15), novamente há risco de chuva forte em toda a Região Norte e também sobre o Mato Grosso. Mais uma vez, a Alta da Bolívia favorece a persistência dessa chuva, junto com um corredor de umidade da Amazônia e por conta do calor da tarde. Entre o Pará e o Amapá, Maranhão e centro do Piauí a precipitação também segue volumosa, por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa norte brasileira.

O tempo segue firme e ensolarado na metade sul gaúcha, em grande parte do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Espírito Santo, leste de Goiás, Distrito Federal, sudeste do Tocantins, interior da Bahia e sertão de Pernambuco.

Em outras áreas do centro-sul do Brasil a chuva ocorre de uma forma mais típica de verão, com sol, calor e pancadas isoladas com trovoadas que, mesmo pontualmente fortes, são mais passageiras. Atenção à presença de um ciclone extratropical no oceano que ajuda a organizar chuva volumosa sobre o leste de Santa Catarina e ventos moderados na Região Sul.

*Fonte e imagem de capa: Somar Meteorologia


Últimas Notícias