Assista agora:
Exportações

Exportações: receita do agronegócio de Minas Gerais sobe 8,1% no primeiro bimestre

Principais produtos embarcados foram café, carnes, complexo sucroalcooleiro, produtos florestais e complexo soja

12/03/2021 - 13:33 | Por Redação - SBA | Siga-nos no Google News

No acumulado de janeiro a fevereiro, as exportações do agronegócio mineiro somaram US$ 1,13 bilhão e volume de 1,04 milhão de toneladas, crescimento de 8,1% na receita e 3,9% no volume em relação ao mesmo período do ano passado. 

Os produtos mineiros foram enviados a 142 destinos diferentes, entre eles: Estados Unidos (15,5%), Alemanha (11,9%), China (11,8%), Bélgica (7%) e Japão (5,9%).

Análise dos técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado (Seapa) aponta que o aumento do preço praticado no mercado internacional de algumas commodities corroborou para o bom resultado, atingindo o preço médio de US$ 1.084,39 a tonelada.

A assessora técnica da Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária (Siea) Manoela Teixeira explica que, entre os principais fatores que contribuíram para o crescimento no primeiro bimestre, está o desempenho do café, que puxou para cima a receita da pauta exportadora.

“Também houve uma alta demanda de países parceiros, principalmente os asiáticos, e ainda tivemos aumento nas compras de alguns países da América do Sul, como o Chile. Com o avanço da vacina nos países do hemisfério norte, a expectativa para 2021 segue positiva, já que a palavra de ordem é de retomada da economia, a exemplo da China, que sinalizou uma previsão de crescimento na casa de 7%”, pondera Manoela Teixeira.

Os cinco principais produtos da pauta exportadora mineira foram café (61%), carnes (12%), complexo sucroalcooleiro (9%), produtos florestais (9%) e complexo soja (2%).

 

Informações por Seab MG

Compartilhar

Últimas Notícias