Exame confirma 11º caso de mormo no Tocantins em 2021

Propriedade em que foi confirmado o caso reúne outros nove focos da doença nesse ano

10/03/2021 às 17:33 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) recebeu do Lanagro - laboratório oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), um resultado de exame confirmatório que identificou o 11º caso positivo de mormo do ano em Tocantins. 

A doença foi encontrada em um equídeo (égua), no município de Filadélfia, a 488 km de Palmas, em uma propriedade rural que soma nove casos em 2021.

De acordo com a responsável pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos da Adapec, Isadora Mello Cardoso, durante uma investigação epidemiológica nas propriedades circunvizinhas a outro foco anterior, a entidade fez a coleta de amostra deste animal.

A Adapec alerta que não existe vacina ou tratamento para o mormo, por isso, o produtor rural deve realizar os exames regularmente, já que a validade é de 60 dias, exigi-los ao comprar um animal e evitar que ele tenha contato direto com outros. 

Caso um equídeo esteja infectado o produtor rural deve isolá-lo e comunicar imediatamente a Adapec. No manuseio deve ter cuidado redobrado, pois a doença pode ser transmitida ao homem. O recomendado é utilizar luvas e máscaras, e evitar ao máximo que ele tenha contato com outros animais e humanos.

A Adapec informa que está à disposição nas unidades e disponibiliza o telefone 0800 063 11 22, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h, para que os interessados tirem suas dúvidas e também denunciem trânsito clandestino de animais.

Mormo
O Mormo é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos (asininos, equinos e muares). Nos equídeos, os principais sintomas são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento. Existe ainda a forma latente (assintomática) na qual os animais não apresentam sintomas, mas possuem a enfermidade.

 

Informações por Adapec TO

Foto de capa por Pixabay


Últimas Notícias