Morre pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, João Pratagil

Pratagil estava na entidade desde 1976

09/03/2021 - 13:00 | Por Redação - SBA | Siga-nos no Google News

Morreu nesta terça-feira (9) João Pratagil Pereija de Araújo, pesquisador da unidade Agroindústria Tropical da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Nascido Fortaleza (CE), formou-se em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), fez mestrado em Fitotecnia pelo (CCA) da (UFC) e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP).

História

O pesquisador estava na Embrapa desde 1976, também exerceu funções de coordenador e gestor. Foi autor de artigos científicos, resumos científicos, comunicados técnicos, relatórios, monografias e livros publicados no Brasil e exterior. Na Embrapa Arroz e Feijão foi pesquisador e coordenador do Programa Nacional de Pesquisa de Feijão-Caupi, onde foi responsável pelo desenvolvimento de 11 cultivares de feijão-caupi.

No Centro Nacional de Pesquisa de Caju, foi pesquisador, coordenador do Programa Nacional de Pesquisa de Caju, chefe Adjunto de Apoio, chefe adjunto Técnico e chefe-geral. Na Embrapa Agroindústria Tropical foi chefe-geral, chefe adjunto Transferência de Tecnologia e, atualmente, pesquisador nas áreas de prospecção, inovação e avaliação de tecnologias.

Foi Gerente da Câmara Setorial do Caju, por dois mandatos, e membro do Comitê Gestor do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Fruticultura Irrigada do Nordeste (PADFIN) do Ministério da Agricultura.

Para conferir a trajetória acadêmica do pesquisador clique aqui

 

Com informações e foto de capa: Embrapa

Compartilhar

Últimas Notícias