Umidade do ar cai em 'corredor' do Sul ao Centro-Oeste

Previsão da Somar Meteorologia aponta para chuvas do Norte ao Sudeste

09/03/2021 às 07:43 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta terça, o centro oeste gaúcho até o oeste do Mato Grosso do Sul terá um tempo firme e com baixa umidade do ar e bastante calor, assim como é esperado do centro baiano até o sul do Ceará e do Rio Grande do Norte, em ambos dos casos isso ocorre por conta da presença de uma massa de ar mais seca. Porém, o destaque segue para a chuva constante, ao longo do dia e com acumulados elevados desde a região Norte até o Sudeste do país, por conta da presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), organizada pela frente fria estacionária entre a costa do RJ e do ES.

Há condições para rajadas de vento, alagamentos e deslizamentos de terra em Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, inclusive em pontos do Rio de Janeiro (por conta da chuva de agora e dos últimos dias). Atenção aos riscos de queda de granizo durante à tarde entre os estados de SP, MG e RJ.

Atenção, mais uma vez, no Amazonas, Acre e norte de Rondônia, pois os altos volumes previstos ajudaram a causar mais cheias e agravar as que já existem, pois além da organização da ZCAS, temos à circulação da área de alta pressão atmosférica nos altos níveis da atmosfera (a conhecida como Alta da Bolívia), que ajudam na formação de nuvens carregadas.

Do Amapá até o norte do Maranhão o destaque segue para para as pancadas de chuva ao longo do dia e riscos para alagamentos e demais danos, por conta ainda da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). E no Sul do país, atenção aos riscos de temporais e com acumulados altos do leste gaúcho até o litoral do Paraná, e também atingindo o litoral paulista, com riscos para enxurradas e demais danos, inclusive em Florianópolis. Pois, temo a formação de uma área de baixa pressão atmosférica entre a costa da Região Sul e de São Paulo.

*Com informações e imagem de capa da Somar Meteorologia


Últimas Notícias