Produção industrial brasileira inicia ano com crescimento de 0,4%

Média móvel trimestre registrou expansão de 0,8%

05/03/2021 às 13:37 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A produção industrial brasileiro iniciou 2021 com crescimento de 0,4% de dezembro para janeiro. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (5) pela Pesquisa Industrial Mensal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A indústria também cresceu 0,8% na média móvel trimestral e 2% na comparação com janeiro do ano passado. No acumulado de 12 meses, no entanto, a produção teve retração de 4,3%.

De maio do ano passado a janeiro deste ano, a produção acumulou altas de 42,3% e eliminou a perda de 27,1% registrada em março e abril, início do isolamento social devido à pandemia da Covid-19. O setor ainda está em um patamar 12,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Tiveram aumento 11 das 26 atividades pesquisadas, na passagem de dezembro para janeiro. O destaque foi para os alimentos, que cresceram 3,1%. Segmentos que tiveram taxas de crescimento importantes foram indústrias extrativas (1,5%), produtos diversos (14,9%), celulose, papel e produtos de papel (4,4%), veículos automotores, reboques e carrocerias (1,0%) e móveis (3,6%).

Estabilidade

Os acessórios e artigos de vestuário permaneceram estáveis, na contrapartida, 14 atividades tiveram queda, sendo as maiores delas observadas na metalurgia (-13,9%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-10,6%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,4%), outros equipamentos de transporte (-16,0%), máquinas e equipamentos (-2,3%), produtos do fumo (-11,3%), manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-4,9%) e produtos têxteis (-2,5%).

Das quatro grandes categorias econômicas, duas tiveram elevações na passagem de dezembro para janeiro: bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usadas no setor produtivo (4,5%) e os bens de consumo semi e não duráveis (2%).

Os bens intermediários, ou seja, insumos industrializados utilizados no setor produtivo recuaram 1,3%, já os bens de consumo duráveis caíram 0,7%.

 

Com informações Agência Brasil / Foto de capa: José Paulo Lacerda (Agência Brasil)


Últimas Notícias