RS está com mais da metade do milho colhido

Cerca de 13% das lavouras do grão estão em fase de maturação

05/03/2021 às 12:20 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Rio Grande do Sul (RS) está com 55% da área total cultiva de milho já colhida. Segundo o informativo da Emater, divulgado ontem, quinta-feira (4), 13% das lavouras estão em fase de maturação, 17% em enchimento de grãos, 9% em floração e 6% em germinação e desenvolvimento vegetativo. Nas áreas ao Norte, a colheita está adiantada e obtém produtividades menores.

A pouca ou até mesma falta de chuvas em algumas regiões, deixa aparente o estresse hídrico da soja em determinadas áreas. Ainda não foi colhido nem 1% da área total cultivada, sendo que na mesma época, na safra passada, 5% das lavouras já estavam colhidas. Outros 15% estão em maturação, 56% em enchimento de grãos, 24% em floração e 5% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

A colheita de arroz avançou para 12% das áreas implantadas no RS. O potencial produtivo segue excelente, com lavouras com desenvolvimento normal. A cultura não sofre ataque significativo de pragas e doenças. Outros 40% das lavouras estão me fase de maturação, 39% em enchimento de grãos, 8% em floração e 1% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Em Pelotas (RS), a colheita do feijão primeira safra está quase concluída. Para a próxima semana, há previsão de dias sem chuvas e ensolarados, que devem favorecer a conclusão. É grande a procura pelo grão desta safra, com aumento do preço em virtude à boa qualidade. Na região de Ijuí (RS), produtores encerraram a implantação do grão de segunda safra.

 

Com informações Emater RS / Foto de capa: Tony Oliveira (CNA)


Últimas Notícias