Ciclone extratropical atinge estados do Sul e do Sudeste nesta sexta

Santa Catarina, Paraná e SP terão dia com instabilidades e temporais

05/03/2021 às 07:41 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Um ciclone extratropical se forma entre a costa de Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo nesta sexta-feira (5), dando origem a uma frente fria capaz de espalhar chuva e temporais por parte da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, especialmente quando combinado à um intenso corredor de umidade vindo da região Amazônica e diferentes áreas de instabilidade no alto da atmosfera.

A Somar Meteoriologia - autora da previsão - também faz lerta de chuva forte desde o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e em grande parte do estado de São Paulo, onde há previsão para alta atividade elétrica (raios), rajadas de vento de moderada a forte intensidade e eventual queda de granizo.

Acumulados bastante elevados são esperados para o Mato Grosso do Sul, centro-norte do Paraná e centro-oeste de São Paulo, onde o sol pouco aparece ao longo do dia e há previsão de chuva a qualquer momento, com temperaturas mais amenas.

Temporais isolados retornam também ao sul e triângulo mineiro e grande parte do Rio de Janeiro, inclusive na Baixada Fluminense. Entre o Amapá, norte do Pará, Maranhão, Piauí e norte do Ceará, a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensifica a chuva, que varia de moderada a forte intensidade durante o dia. Nas demais áreas do Brasil, típicos temporais de verão são esperados durante a tarde.

Na Bahia, centro-norte de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo, o tempo firme predomina.

Foto de capa: Reprodução/Somar Meteorologia
 


Últimas Notícias