Previsão do tempo para o Brasil nesta quarta-feira indica poucas regiões com tempo firme

Tempo deve permanecer instável em grande parte do país, indica a previsão

03/03/2021 às 08:25 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A quarta-feira (03) será mais um dia de tempo instável em grande parte do Brasil, com predomínio de tempo firme somente entre Minas Gerais, interior da Bahia e oeste de Pernambuco, áreas onde o sol aparece entre poucas nuvens e não há previsão de chuva. 

Entre a região Sul e sobre o estado de Mato Grosso do Sul, um corredor de umidade combinado a um sistema de baixa pressão e áreas de instabilidade no alto da atmosfera, favorecem a formação de nuvens carregadas e fortes temporais nos quatro estados. Atenção para acumulados elevados, especialmente na região sul do Paraná, centro-oeste de Santa Catarina e centro-leste de Mato Grosso do Sul, onde não se descarta o risco de potenciais transtornos. 

 

 

Também chove forte em uma área desde o Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, norte de Mato Grosso, Amapá, Maranhão e Tocantins, devido às áreas de instabilidade no alto da atmosfera combinadas ao calor e umidade, além da influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) entre o Pará e Maranhão. 

Destaque também para chuva moderada a forte prevista entre o litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, devido à influência de um sistema chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a circulação marítima, capazes de potencializar a formação de nuvens carregadas. 

Nas demais áreas do Brasil, incluindo o estado de Goiás, Distrito Federal, Ceará, Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a chuva ocorre de forma mais localizada, concentrada especialmente durante a tarde. 

 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias