Fiscalização encontra abatedouro clandestino com carne de cavalo no interior do RS

Foram apreendidos 45 kg de carne de cavalo que estavam em um freezer e, supostamente, seriam vendidos para lanchonetes, informou a SEAPDR

02/03/2021 às 13:36 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Policiais Militares da Patrulha Ambiental (PATRAM) da Brigada Militar de Pelotas (RS) efetuaram na última sexta-feira (26) patrulhamento na zona rural em conjunto com dois fiscais agropecuários e um técnico agrícola da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). 

O objetivo era averiguar uma denúncia de abate clandestino de gado em uma propriedade em Capela da Buena, às margens da BR 293. 

No local, foram encontrados indícios de abate de gado, como ossadas, couros, vísceras e uma grande quantidade de material, tipo, facas, serras e balanças.

Os fiscais da SEAPDR efetuaram a notificação administrativa e fizeram a apreensão de 45 kg de carne de cavalo, que estavam em um freezer e supostamente seriam vendidos para lanchonetes, informou a SEAPDR.

“É importantíssimo que ações como essa sejam realizadas, porque geralmente estes abates clandestinos têm origem no abigeato (roubo de animais) e são feitos em péssimas condições de higiene e sem nenhum tipo de controle sanitário. E esta carne depois é oferecida para a população por um preço muito abaixo do praticado pelo comércio, trazendo riscos para a saúde. Então, uma ação como esta vem para coibir dois crimes: o abigeato e o comércio de carne clandestina”, destaca a Supervisora Regional de Pelotas da SEAPDR, Liége de Araújo.

Durante a busca na propriedade, foram encontrados um revólver calibre 32 e duas armas de caça, ambos sem procedência e sem registro, além de uma grande quantidade de munição. 

Também foram encontrados pneus, alguns deles utilizados como depósito de ossos e vísceras dos animais abatidos. Uma Notificação Ambiental foi emitida para que seja dada a destinação correta para o material.

A carne foi inutilizada e recolhida por uma empresa que faz ingredientes para ração animal. A proprietária da residência foi encaminhada para a DPPA/Pelotas para o devido registro.

 

Informações por Ascom Brigada Militar/ Ascom SEAPDR

Foto de capa por Pexels


Últimas Notícias