Terça-feira deve ter chuva forte em diversas regiões do Brasil

Em algumas áreas há risco de temporais com rajadas de vento, queda de granizo e trovoadas

02/03/2021 às 08:23 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A previsão do tempo para esta terça-feira (02) indica chuva em boa parte do país. Na região Sul, um sistema de baixa pressão atmosférica que atua na costa da região, somado a um corredor de umidade, mantém a condição para chuva volumosa na metade leste catarinense, o que gera preocupação por conta dos altos acumulados já registrados nos últimos dias. 

Deve chover de forma mais significativa também no litoral gaúcho. Nas demais áreas da região, a chuva ocorre de forma isolada e com menores acumulados. Mesmo assim, não se descarta a chance de trovoadas e eventual queda de granizo. 

Nos estados do Centro-Oeste, um sistema de baixa pressão atmosférica que atua sobre o Paraguai e áreas de instabilidade em diversos níveis da atmosfera, mantém a condição para chuva forte e temporais isolados pela região. Maiores acumulados devem ocorrer na metade norte de Mato Grosso, com risco também para queda de granizo. 

No Sudeste, a chuva fica mais restrita ao estado de São Paulo, Espírito Santo, Sul de Minas e Triângulo Mineiro, também pela atuação de áreas de instabilidade. Nas demais áreas da região, tempo firme durante todo o dia. 

Na região Nordeste, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) provoca chuva forte e volumosa entre o Recôncavo Baiano, até o litoral do Rio Grande do Norte. Entre o Ceará, Piauí e Maranhão também deve chover forte e com acumulados expressivos por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que nada mais é do que o encontro dos ventos vindos de dois hemisférios. 

O sistema provoca acumulados elevados também na região Norte, entre o norte do Pará e Amapá. Nas demais áreas da região, áreas de instabilidades que atuam nos médios níveis da atmosfera, também devem provocar bastante chuva nesta terça-feira, com risco para temporais com rajadas de vento de moderada a forte intensidade, queda de granizo e trovoadas. Apenas no estado de Roraima a chuva deve ser bem isolada e com baixos volumes.

 

Informações por Somar Meteorologia/ Foto de capa por Pixabay


Últimas Notícias