Preço do leite pago aos produtores registra redução no primeiro bimestre

No Paraná queda foi de 6% na comparação entre as médias de 2021

01/03/2021 às 15:24 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os preços do leite no Brasil pago aos produtores obtiveram uma redução no primeiro bimestre deste ano. O assunto foi tratado no Boletim de Conjuntura Agropecuária da semana de 20 a 26 de fevereiro. O estudo foi feito pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

Segundo pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço do leite teve queda obteve uma retração de 4,3% no início de fevereiro, em comparação com o mês anterior. O produtor recebeu R$ 2,03 pelo litro.

A queda no valor do litro no Estado do Paraná foi de 6%, na comparação entre a média de 2021 com a semana de 15 a 19 de fevereiro. Mesmo que rejam registradas quedas neste primeiro bimestre, as altas ao longo do segundo semestre de 2020 foram mais expressivas.

No período houve restrição na oferta de leite, em virtude da estiagem e da alta nos custos de produção. O retorno das chuvas e a melhoria na disponibilidade de forragens levaram ao aumento de captação do produto, que resultou em queda na cotação para o produtor. A projeção futura depende, entre outros fatores, do clima, balança comercial e custo dos insumos.

 

Com informações Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná 


Últimas Notícias