Clima e pragas reduzem em 4% a estimativa da safra de grãos de verão no Paraná

Estimativa é que a safra de verão no estado atinja 23,9 milhões de toneladas

01/03/2021 às 12:55 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A safra de grãos de verão 2020/21 do Paraná deve somar 23,9 milhões de toneladas em uma área de 6,1 milhões de hectares, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. 

Esse volume indica uma redução de 4% se comparado à safra 2019/2020. O relatório de fevereiro aponta que tanto o clima quanto a ocorrência de pragas reduziram a produtividade e a qualidade dos grãos em algumas das principais culturas do Estado.

Espera-se a produção de 20,34 milhões de toneladas de soja para a safra 20/21 (safra total), uma redução de 2% na comparação com a safra 19/20. Se houver melhora nas condições climáticas, a colheita do grão deve acelerar nas próximas semanas. A primeira safra de milho deve somar 3,2 milhões de toneladas, 7% a menos do que indicava a estimativa inicial.

Mesmo com todo o investimento realizado pelos agricultores, e a assistência técnica oferecida pelos organismos públicos e privados, a agricultura do Paraná encontra algumas dificuldades devido às condições climáticas, explica o chefe do Deral, Salatiel Turra. “Mas o Estado ainda se destaca em termos de produção e produtividade, considerando o volume expressivo estimado para a soja, principal grão exportado pelo Paraná”, diz.

 

Informações por Seab PR

Foto de capa por Wenderson AraujoTrilux/ CNA Senar


Últimas Notícias