Confiança do empresário brasileiro registra queda pelo quinto mês, diz FGV

Índice analisa quatro setores empresais

01/03/2021 às 12:05 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) recuou 1,8 ponto de janeiro para fevereiro, o valor é medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Essa foi a quinta queda seguida do indicador, que chegou a 91,1 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos.

O ICE consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV: indústria, serviços, comércio e construção.

A retração do ICE no último mês foi ocasionada por recuos tanto na satisfação dos empresários em relação ao presente, medida pelo Índice da Situação Atual, que queda 1,9 ponto, para 93,4 pontos, quanto na confiança em relação ao futuro, medida pelo Índice de Expectativas, que passou de 0,9 ponto, para 91,8 pontos.

Os empresários do comércio tiveram elevação na confiança em fevereiro (0,2 ponto). Os outros setores obtiveram queda no índice de confiança: indústria (-3,4 pontos), serviços (-2,3 pontos) e construção (-0,5 ponto).

“A queda da confiança empresarial em fevereiro reflete a desaceleração do nível de atividade no primeiro trimestre de 2021 e o avanço de uma nova onda de covid-19. A preocupação é maior no setor de serviços e, dentro dele, nos segmentos mais dependentes de consumo presencial, como alojamento, alimentação fora do domicílio e serviços pessoais em geral”, disse o pesquisador da FGV Aloisio Campelo Jr.

 

Com informações Agência Brasil / Foto de capa: Tânia Rêgo


Últimas Notícias