Março inicia com chuvas em boa parte do país

Previsão aponta que chuvas devem ocorrer a qualquer hora do dia nesta segunda-feira (01º)

01/03/2021 às 08:19 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta segunda-feira (1º), o dia será marcado por muita chuva e que acontece a qualquer hora do dia, numa faixa que vai do centro e sul da Região Norte, passando pelo norte de Mato Grosso e noroeste de Goiás. Nestas áreas, a temperatura máxima também não consegue subir muito por causa do tempo fechado e dos volumes mais expressivos. 

Não há Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) atuando no Brasil e um corredor de umidade da Amazônia migra um pouco mais para sul, encontrando em seu caminho algumas áreas de instabilidade associadas a cavados e áreas de baixa pressão em diferentes níveis da troposfera. 

Por isso, o destaque passa a ser a chuva forte em forma de pancadas que se espalham também por todo o Mato Grosso do Sul, São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais (inclusive com queda de granizo pontual), Paraná, Santa Catarina e norte, centro, leste e sul do Rio Grande do Sul.

Além disso, por causa da umidade que sopra do mar contra a costa, em toda a costa catarinense o tempo é mais fechado e a chuva acontece com elevados acumulados, algo que aumenta o potencial para transtornos como alagamentos e deslizamentos em áreas de risco. 

No litoral desde o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, o mar fica agitado mas a Marinha não decretou ressacas.

 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias