Tempestades são esperadas para São Paulo no final de semana

Há riscos de alagamentos e deslizamentos em algumas regiões, alerta previsão

26/02/2021 às 11:44 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na cidade de São Paulo, como na Região Metropolitana, há previsão de temporais nesta sexta (26), e com acumulados que podem ser elevados, mesmo que pontualmente. Há riscos para alagamentos e transbordamento de córregos. 

No final de semana a chuva continua, e é mais volumosa, com riscos para mais alagamentos e enxurradas. E as chuvas vão continuar nas primeiras semanas de março na RMSP, com acumulados elevados e mais riscos para danos. 

Nesta sexta-feira, no estado de São Paulo, áreas de baixa pressão (uma na costa de SP e do RJ e outra entre MS, SP, MG e GO), um Vórtice Ciclônico nos altos e médios níveis da atmosfera (entre SC, PR e SP) e uma pista de ventos úmidos do mar contra a costa deixam o tempo fechado e com chuva a qualquer hora do dia no sul, centro e leste de São Paulo, com destaque para o litoral sul paulista e Vale do Ribeira, que tem os maiores acumulados, que devem chegar e até passar dos 70 mm nessas áreas. 

A previsão aponta para riscos de transtornos por conta das chuvas nessas áreas, inclusive também na RMSP. Além disso, no estado paulista tem ventos de mais 70 km/h e condição para queda de granizo. Mais uma vez não se descartam transtornos como alagamentos, transbordamento de rios e quedas de árvores. Aliás, está vigente o alerta para chuva intensa e riscos para deslizamentos de terra e inundações na Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Vale do Paraíba, litoral norte e sul de São Paulo, Vale do Ribeira e Itapeva.

Final de Semana
No sábado (27), uma área de baixa pressão atmosférica entre a costa de São Paulo e do Rio de Janeiro, junto com áreas de instabilidade associadas a um cavado no alto nível da troposfera (entre SP e RJ), uma outra área de baixa pressão atmosférica entre MG, MS, GO e SP, e um Vórtice Ciclônico nos altos e médios níveis da atmosfera (entre SP e SC) trazem temporais pelo estado de São Paulo. 

Essa chuva intensa trará acumulados elevados em boa parte de São Paulo, inclusive na cidade de São Paulo. Há riscos para alagamentos, deslizamentos de terra e enxurradas. Os acumulados de chuva podem passar dos 80mm no Vale do Ribeira, no litoral paulista e pode registrar esses valores de maneira pontual no Vale do Paraíba. 

As temperaturas ficam mais amenas ao longo do sábado em parte do estado de São Paulo, devido ao tempo mais fechado nessas áreas, e essa situação perdurará nos próximos dias. As áreas que fazem mais calor é no noroeste do estado paulista nesse dia.

No domingo, o tempo segue instável e com chuva a qualquer hora do dia em boa parte do estado de São Paulo. Essa situação está relacionada a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), organizada por uma área de baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo e do Rio de Janeiro. Mais, uma área de cavado nos níveis médios e altos da atmosfera. 

As chuvas além de virem com rajadas de vento, apresentarão acumulados elevados, com riscos para mais alagamentos, deslizamentos de terra e inundações. Atenção que os acumulados no Vale do Ribeira e no litoral paulista podem chegar, e até passar dos 80 mm, nesse dia. Há riscos para inundações e transbordamento de córregos também na Região Metropolitana de São Paulo. 

 

Informações por Somar Meteorologia/ Foto de capa por Pixabay


Últimas Notícias