H5N8: carnes de aves são seguras para consumo, diz ABPA

Comunicativo foi emitido pelo em virtude aos casos registrados na Rússia

24/02/2021 às 12:53 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Conselho Internacional de Aves (IPC) garantiu que as proteínas avícolas são seguras para consumo. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou ontem, terça-feira (23), um posicionamento em virtude das notícias que trabalhadores de uma granja avícola na Rússia, foram infectados com a cepa H5N8 da gripe aviária.

Existem algumas medidas estabelecidas internacionalmente, a fim de garantir a segurança alimentar, manuseio e cozimento adequados das aves. Os animais doentes não devem entrar no abastecimento alimentar.

No país onde foram registrados os casos, as autoridades implementaram medidas para proteger humanos e animais, para minimizar riscos, garantindo que a situação não avançasse. De acordo com o comunicado, as sete pessoas envolvidas estão com boa saúde e o curso clínico da doença foi brando.

O frango e outros produtos avícolas são seguros para comer se cozidos de maneira adequada, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para conferir o posicionamento completo, clique aqui.


Últimas Notícias