Previsão do Tempo

Clima: semana será de instabilidades em todo o país

Chuvas podem provocar estragos entre o Espírito Santo e o Maranhão

22/02/2021 - 07:49 | Por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News

A semana começa com tempo bem instável na maior parte do Brasil. Um corredor de umidade que vai do Sudeste até o Norte do Brasil é o principal sistema responsável pelas pancadas de chuva nesta segunda-feira. Além disso, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece as nuvens carregadas em áreas da metade norte do país. 

Muita atenção para os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Acre, Pará, Amapá e Maranhão. A chuva é volumosa e frequente e pode provocar transbordamentos, alagamentos e deslizamentos de barreiras e de encostas. 

Nestas áreas, as temperaturas não sobem muito. Já na metade sul do país o sol predomina na maior parte do dia. 

Entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, uma frente fria, afastada no oceano, favorece a formação de nuvens carregadas e pode chover de maneira bem isolada. Apesar de baixos volumes acumulados, a chuva pode vir com trovoadas, ventos moderados e eventual granizo. 

Destaque também para as temperaturas elevadas entre Mato Grosso do Sul, norte do Paraná e o interior de São Paulo, inclusive, durante a tarde, a umidade do ar pode ficar abaixo do ideal nestas áreas.

*Informações da Somar Meteorologia

Imagem de capa: Reprodução/Somar Meteorologia

Compartilhar

Últimas Notícias