Chuva deve perder força pelo Brasil neste final de semana

Em algumas regiões há possibilidade de chuva intensa e risco de deslizamentos e alagamentos devido ao solo encharcado

19/02/2021 às 15:56 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A chuva começa a perder força no Brasil, de forma geral neste fim de semana, aponta a previsão do tempo da Somar Meteorologia. Porém, ainda há previsão de grandes acumulados entre o Norte e o Sudeste do Brasil ainda pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). 

Além disso, uma área de baixa pressão na costa do Rio de Janeiro intensifica a chuva entre o norte fluminense, Zona da Mata mineira e o Espírito Santo. Com o solo já encharcado o risco para deslizamentos e alagamentos é grande. 

Entre o Amapá e o Piauí a chuva também começa a perder força, mas a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o encontro de ventos dos dois hemisférios próximo à linha do equador, forma nuvens carregadas. Tempo firme apenas entre o norte da Bahia e o sul do Ceará, Mato Grosso do Sul, grande parte de São Paulo (exceto RMSP, litoral e Vale do Paraíba) e praticamente toda a Região Sul, exceto o extremo sul gaúcho onde pode ter chuva fraca e isolada à noite. 

O frio na região segue perdendo força e não há mais chance de geada, nem mesmo em Urupema (SC).

Domingo
No domingo (21), a chuva segue perdendo força entre o Norte e o Sudeste do Brasil. Embora a ZCAS ainda esteja ativa, ela começa a perder força e os acumulados não são tão expressivos quanto dos dias anteriores. 

Ainda fica a atenção entre Minas Gerais e Espírito Santo por conta do solo já encharcado. Entre o Norte e o Nordeste, a chuva segue intensa tanto pela ZCAS quanto pela ZCIT e a chuva ganha força entre o Pará e o Rio Grande do Norte. 

Por outro lado, o tempo fica firme no Sul, Mato Grosso do Sul e grande parte de São Paulo. Por volta do dia 23 uma nova frente fria deve avançar pelo Rio Grande do Sul voltando a provocar chuva na Região.

 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias