Cidade de MS registra primeiro foco de ferrugem asiática

Entidade alerta para risco de surgimento da doença em cultivares mais tardias

18/02/2021 às 10:07 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi encontrado o primeiro foco de ferrugem asiática na soja, na região de Chapadão do Sul (MS), a 331 km de Campo Grande, durante trabalho de consultoria realizado por funcionários da Fundação Chapadão, na última quarta-feira (16).

A soja DM73i75 - em estádio R7 apresentou sintomas em uma plantação localizada em propriedade rural na divisa do município de Chapadão do Sul (MS) com Chapadão do Céu (GO).

A Fundação Chapadão conduz um canteiro de sentinela na entidade e segundo o pesquisador Lucas Fantin foram detectados esporos nas últimas duas semanas, aumentando o alerta sobre o eventual aparecimento da ferrugem nas áreas comerciais da região.

“Fica o alerta para o avanço da doença nas áreas com semeadura mais tardia. O uso de produtos com características curativas associados a multissítios é importante para se manter o inóculo baixo”, alertou o pesquisador Fantin.

A Fundação Chapadão orienta que neste momento é importante que o produtor, gerentes e consultores estejam alertas para o surgimento da doença na região, principalmente, nas cultivares mais tardias, mesmo com o início da colheita.

 

Informações por Fundação Chapadão / Foto de capa por: Divulgação Iagro MS


Últimas Notícias