Tempo segue instável em boa parte do país nesta quinta-feira (18)

Previsão do tempo aponta para risco alto de alagamentos e deslizamentos

18/02/2021 às 08:26 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O tempo instável continua na maior parte do Brasil nesta quinta-feira (18), aponta a previsão do tempo da Somar Meteorologia. A influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) permanece e por isso hoje deve ser mais um dia chuvoso em toda a metade norte do país. 

Há condições para elevados acumulados, especialmente, entre Goiás e Tocantins e também no interior de Minas Gerais e no Espírito Santo. Nestas áreas, o risco para alagamentos e deslizamentos é alto. 

Em Belo Horizonte e Vitória foi ultrapassado a média climatológica de chuva deste mês de fevereiro em 50% e 80%, respectivamente. A chuva forte ocorre em áreas do Maranhão, do Piauí, no norte do Pará e no Amapá, por causa da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), também com potencial para transtornos nestas áreas. 

Na faixa que vai desde o Rio Grande do Sul até Mato Grosso do Sul, o sol aparece entre poucas nuvens ao longo do dia. Isso por causa de uma massa de ar seco (um sistema de Alta Pressão) entre a Argentina e o Paraguai que impede a formação de nuvens carregadas. 

Haverá tempo firme entre Alagoas e o Rio Grande do Norte e também em Roraima. No oceano, um ciclone na altura do estado gaúcho mantém instabilidades e chance para chuva moderada em toda a área litorânea entre o Rio Grande do Sul e o Paraná.

 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias