Onda de frio no Texas deixa um morto e mais de 4 milhões sem energia

Essa é a segunda maior fonte de energia no Texas, responsável por 23% das fontes de alimentação estaduais no ano passado

16/02/2021 às 14:59 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Pelo menos uma pessoa morreu e mais de quatro milhões ficaram sem energia no Texas, depois de uma rara onda de frio forçar a operadora de eletricidade do estado norte-americano a impor blackouts rotativos em virtude da maior demanda por energia. De acordo com a Agência Brasil, o site PowerOutage.us que acompanha a falta de energia, disse que 4.113.701 clientes no Texas estavam sem energia às 2h05 (4h05, horário de Brasília) de terça-feira.

O chefe da polícia de Houston, Art Acevedo disse em redes sociais que a morte pode ter sido ocasionado por exposição a "temperaturas extremamente baixas".

A parte norte do México também foi impactada pela onda de frio, autoridades informaram que 4,7 milhões de usuários ficaram sem energia na segunda (15) pela manhã. O serviço foi retomado perto do meio-dia para quase 2,6 milhões delas.

Emergência

Tempestades de gelo derrubaram quase metade da capacidade de geração de energia eólica do Texas no domingo (14), um dos efeitos do frio congelante, informou o operador do sistema do estado.

Os problemas de energia no Texas vieram com um frio intenso, combinado com neve, granizo e chuva congelante. As temperaturas baixaram em grande parte dos Estados Unidos, desde o noroeste do Pacífico até as grandes planícies e estados do meio do Atlântico no fim de semana.

Os parques eólicos no oeste do Texas, atingidos por tempestades de gelo no fim de semana, foram particularmente atingidos. Essa é a segunda maior fonte de energia no Texas, responsável por 23% das fontes de alimentação estaduais no ano passado, atrás do gás natural, que representou 45%, de acordo com dados do Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (Ercot).

 

Informações Agência Brasil / Foto de capa: Reuters/Briana Sanchez/El Paso Times


Últimas Notícias