Triparia clandestina em SP é fechada com material impróprio para consumo

Proprietária do local poderá pegar até cinco anos de reclusão e pagar multa de até R$ 28.080,00

16/02/2021 às 14:07 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Uma equipe da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do estado de São Paulo deflagrou na última quinta-feira (11), uma triparia clandestina no município de Cafelândia, região do Escritório de Defesa Agropecuária de Lins.

A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e prefeitura local.

De acordo com informações da Secretaria de Agricultura, em franca produção a triparia foi localizada em um pequeno sítio na área periurbana em meio a intensa vegetação. Apesar de rudimentar, era composta por dois barracões interligados e repletos de tripas estendidas em varas de bambu.

O local apresentava mau cheiro, piso de terra batida, paredes de tijolos aparentes, cães e fezes por toda a área de produção, que se misturavam com tripas, moscas, entulho e lixo.

Foram apreendidos quase 2 mil quilos de produtos impróprios para consumo.

“Produtos de origem animal, como tripas que são utilizadas como envoltórios para linguiças e outros embutidos, quando produzidos em estabelecimentos sem registro em órgão de inspeção oficial, não há como assegurar a saudabilidade do produto e o risco de se contrair uma toxinfecção ingerindo esse produto passa ser bem alto”, disse João Gustavo P. Loureiro, médico veterinário e assistente de gabinete da Coordenadoria, que participou da ação.

Loureiro destacou ainda que “a retirada de circulação deste tipo de produto e o fechamento desta fábrica clandestina é sem dúvida uma conquista do ponto de vista de saúde pública”.

A destruição dos produtos apreendidos foi feita em caldeira de um frigorífico de Lins.

A proprietária responderá por crime contra as relações de consumo podendo pegar até cinco anos de reclusão, segundo informou a Secretaria de Agricultura. Ela ainda foi autuada, podendo pagar uma multa de R$ 28.080,00.

 

Informações e foto de capa por Secretaria de Agricultura de SP


Últimas Notícias