Colheita do milho primeira safra avança no Paraná

Chuvas em janeiro prejudicaram o ritmo do trabalho nas lavouras

15/02/2021 às 17:37 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

As chuvas mais fortes deram uma trégua em praticamente todo o Paraná na última semana e os produtores de milho puderam reforçar a colheita dos grãos da primeira safra e avançar no plantio da segunda, segundo informações do Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, no Boletim de Conjuntura Agropecuária.

Nesta primeira safra, os produtores de milho paranaenses semearam 359 mil hectares. Até a semana passada, a colheita caminhava a passos lentos, devido às chuvas verificadas durante janeiro. A expectativa de trégua para o início de fevereiro foi confirmada e, durante a semana, pelo menos 10% da área total foi colhida, embora algumas regiões, como Ponta Grossa tenham colhido 35%.

Apesar desse avanço, as chuvas, com constância e intensidade superior às médias históricas, deixaram suas marcas. A produtividade média obtida até o momento gira em torno de 9 mil quilos por hectare, uma redução de 6,5% comparada à expectativa inicial de 9,6 mil quilos por hectare.

Se as condições favoráveis continuarem nos próximos dias, tanto a colheita prosseguirá com rapidez quanto haverá avanço no plantio do milho de segunda safra.

 

Informações por Seab/ PR


Últimas Notícias