Safra de grãos de Minas Gerais deve atingir recorde com 16,1 milhões de toneladas

Volume representa crescimento de 5% na comparação com o período anterior

15/02/2021 às 14:42 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A safra de grãos 2020/2021 de Minas Gerais mantém a expectativa de recorde e deve alcançar 16,1 milhões de toneladas, com crescimento de 5% em relação ao volume produzido na safra anterior. Os dados são referentes ao 5º Levantamento de Safra de Grãos 2020/2021, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A estimativa aponta, ainda, crescimento de 5,6% na área cultivada, que deve alcançar 3,7 milhões de hectares. A comparação com o relatório divulgado em janeiro mostra um crescimento de 0,6% na produção mineira de grãos. 

Segundo a assessora técnica da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) Creuma Viana, isso se deve ao crescimento na área e na produtividade de algumas culturas como o feijão e o milho 1ª safra. “De modo geral, o bom desempenho da safra de grãos está sendo puxado principalmente pelo milho e soja, que respondem por 90% da produção total de grãos do estado”, explica.

Os bons preços alcançados nos mercados interno e externo também foram fundamentais para esse crescimento. “No ano passado, os preços da soja e do milho alcançaram patamares recordes e o retorno financeiro sempre é determinante nas decisões do produtor”, avalia a assessora da Seapa.

 

Informações por Seapa MG


Últimas Notícias