Rio Grande do Sul inicia colheita de arroz

Lavouras apresentam bom desenvolvimento, aponta boletim

15/02/2021 às 11:56 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e publicado pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SEAPDR), 1% da área total cultivada de arroz no estado já foi colhida, com bom desenvolvimento nas lavouras.

As temperaturas mínimas mais baixas causaram apreensão em algumas regiões, podendo resultar em redução na produtividade das áreas em florescimento, fase que atinge 44% da área cultivada. Outros 33% estão em fase de enchimento de grãos, 15% em maturação e 7% ainda na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo.

Na cultura da soja, as lavouras em estágio de floração e enchimento de grãos continuam favorecidas pelas chuvas, com bom índice de flores e vagens. Chega a 2% da área do estado em maturação, com bom potencial produtivo. Outros 18% estão em germinação e desenvolvimento vegetativo, 46% em floração e 34% em enchimento de grãos.

A semana com período de chuvas, favorável ao desenvolvimento do milho, e de sol, favorável à colheita, foi de intensa atividade com a cultura. Produtores que implantam safrinha, o fizeram assim que colheram a safra. A cultura já conta com 39% colhido; 20% em maturação, 12% em germinação e desenvolvimento vegetativo e 13% em floração.

 

Informações por Seapdr/ RS


Últimas Notícias