Final de semana deve ser marcado por chuvas pelo Brasil

Há risco de alagamentos e deslizamentos de terra para quatro estados

12/02/2021 às 16:44 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

No sábado, a combinação entre calor, umidade e diversas áreas de instabilidade no alto da atmosfera, seguem favorecendo a formação de nuvens carregadas e fortes pancadas de chuva em grande parte do país, aponta previsão da Somar Meteorologia.

Há destaque para o Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí – inclusive nas quatro capitais – onde são esperados volumes de chuva bastante elevados e não se descarta o risco para potenciais transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.

Na faixa norte entre o Pará e Piauí, a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) serve como mais um ingrediente para potencializar a formação de nuvens de chuva.

Entre a Região Sul e Sudeste, acumulados elevados também são esperados, com destaque para o triângulo mineiro, Sul de Minas Gerais, Região Metropolitana de São Paulo e Capital, litoral paulista e paranaense e norte de Santa Catarina, onde mais uma vez a chuva ocorre com forte intensidade e de forma volumosa. 

Nas demais áreas da Região Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, temporais também são esperados, mas de forma mais pontual. O tempo firme predomina somente na Bahia, e entre o norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Domingo
No domingo (14), haverá chuva forte e volumosa esperada entre a região Norte e Nordeste do Brasil, mais especificamente entre o leste do Amazonas, Pará, Maranhão e Piauí, onde os acumulados de chuva tendem a ser bastante elevados.

A chuva volta a ganhar intensidade também entre a Paraíba e Pernambuco, e persiste entre Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, onde há expectativa para volumes mais expressivos.

Próxima semana
Entre segunda e terça-feira, a Zona de Convergência Intertropical mantém a chuva intensa entre o norte do Pará, Maranhão, Piauí e também no Ceará, assim como entre a Paraíba e Pernambuco, onde são esperados altos acumulados de chuva. 

Entre o Centro-Oeste, Sudeste e Norte, temporais típicos de verão são esperados durante a tarde, quando a chuva ocorre acompanhada por raios e ventos moderados. Na região Sul, a chuva perde força, e caso ocorra é de forma rápida e isolada. As únicas capitais com previsão de tempo firme por enquanto são Boa Vista (RR) e Salvador (BA).
 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias