Semana encerra com tempo instável e chuvoso em boa parte do país

Previsão aponta risco de chuva forte e volumosa em quatro regiões do país

12/02/2021 às 08:30 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Esta sexta-feira (12) será mais um dia de tempo instável e chuvoso em grande parte do Brasil, indica a previsão da Somar Meteorologia. Um corredor de umidade atua desde a região Norte, passando pelo Centro-Oeste e atingindo áreas da região Sudeste, e quando combinado às áreas de instabilidade em diferentes níveis da atmosfera, mantém o risco de chuva forte e volumosa nestas três regiões e também em parte do Nordeste. 

Há destaque especial para o sul do Pará/Maranhão/Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, centro-sul de Minas Gerais, e todo o estado de São Paulo e Rio de Janeiro, onde são esperados os maiores acumulados de chuva. 

Volumes ainda maiores são previstos para o Vale do Paraíba (SP) e Costa Verde Fluminense. 

 

 

Entre o Amapá, norte do Pará e Maranhão e Piauí, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) potencializa a formação de nuvens carregadas e mantém a condição para chuva moderada à forte. 

Na região Sul, um intenso sistema de baixa pressão atmosférica atua entre a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, e quando combinado à circulação marítima, é capaz de manter o tempo instável nos três estados. 
 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias