Movimentação nos portos do Paraná cresce 4% em janeiro

Embarques e importações somaram 3.59 milhões de toneladas de cargas no mês

10/02/2021 às 16:56 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A movimentação mensal de janeiro fecha com alta de 4% nos portos de Paranaguá e Antonina. No mês, as importações e exportações chegaram a 3.59 milhões de toneladas de cargas. No mesmo período do ano passado, foram registradas 3.44 milhões de toneladas.

“Apesar de toda a chuva que tivemos em janeiro, o que acaba impactando em algumas operações, nos períodos de estiagem os operadores conseguiram aumentar a produtividade, gerando bons resultados, principalmente, nos segmentos de carga geral e granéis líquidos, que sustentaram a alta”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

De carga geral, 1.02 milhão de toneladas de cargas foram movimentadas no último mês de janeiro. O volume é 12% maior que as 915.861 mil toneladas de janeiro de 2020. De graneis líquidos, este ano, foram 664.225 mil toneladas, entre importação e exportação. No mesmo período do ano passado, foram 610.370 mil toneladas. A alta registrada no segmento é de 9%.

Sobre a movimentação do primeiro mês de 2021, Garcia explica que o segmento mais impactado pelas paralisações com a chuva é o dos graneis sólidos, que registrou leve queda. Comparando janeiro deste ano, quando foram movimentadas 1.90 milhão de toneladas de granéis, nos dois sentidos, a janeiro de 2020, com 1.91 milhão de toneladas, a variação foi de queda de 1%.

“Com a entrada da nova safra, já a partir do final deste mês de fevereiro, certamente o segmento já volta a crescer porque a comercialização segue aquecida, com boa parte dos contratos já fechados”, comenta o presidente.

A soja, que em janeiro de 2020 movimentou 320.182 mil toneladas, neste ano registrou 30 mil no mês. “Esse era só um saldo que ainda tinha disponível, depois da alta que manteve durante todo o ano passado”, diz Luiz Fernando Garcia.

 

Informações por Portos do Paraná/ Foto de capa por Claudio Neves - Portos do Paraná


Últimas Notícias