Previsão do tempo indica chuva em várias regiões do Brasil nesta segunda

Somar Meteorologia alerta para risco de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios e córregos

08/02/2021 às 08:21 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com informações da Somar Meteorologia, a semana começa com previsão de chuva forte e volumosa desde a região Norte, parte do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Este cenário está ligado a uma frente fria estacionada na costa do Espírito Santo que mantém um corredor de umidade persistente entre os estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia, onde são esperados acumulados elevados de chuva ao longo do dia. 

Nestas áreas, há alerta para potenciais transtornos, como alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios e córregos. A Somar destaca a região do nordeste mineiro e todo o território capixaba, onde os acumulados de chuva tendem a alcançar os três dígitos. 

A chuva nestas duas regiões é potencializada por um sistema de baixa pressão em alto mar, que serve como mais um ingrediente para a formação de grandes nuvens de chuva. No centro-sul de Minas Gerais, nordeste e faixa leste do estado de São Paulo, litoral do Paraná e no Rio de Janeiro, também há previsão de chuva, mas que ocorre de forma mais isolada e pouco volumosa. Nas demais áreas paulistas, o tempo segue firme. 

Em grande parte da Região Sul, Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso, uma massa de ar seco predomina, inibindo a formação de nuvens de chuva. Somente na região Central e Sul do Rio Grande do Sul, áreas de instabilidade favorecem a ocorrência de chuva rápida e isolada. 

Na região Nordeste, o tempo seco e quente marca presença entre a Paraíba e Sergipe, e nas demais áreas a chuva ocorre de maneira pontual, devido à combinação entre calor e umidade. Chuva moderada é esperada para o litoral do Piauí e Maranhão, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

 

Informações por Somar Meteorologia 


Últimas Notícias