Taxação da energia solar vai comprometer o setor, diz Absolar

Investimentos serão prejudicados com a cobrança do uso de redes de transmissão

05/02/2021 às 12:00 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

O funcionamento e o futuro do setor de captação de energia solar estarão comprometidos se houver a criação de tributo sobre o uso das redes de transmissão. O alerta é de Gustavo Susteras, coordenador de um grupo de trabalho encarregado de acompanhar o assunto na Absolar, associação que representa empresas do setor.

O risco de desmobilização da estrutura criada para atendimento do mercado, com a retração de investimentos, fechamento de postos de emprego e diminuição da arrecadação de impostos é, segundo ele, iminente. 

“Se as regras que serão definidas forem desequilibradas, o mercado estará em risco”, disse Susteras em entrevista ao Canal do Boi após avaliar que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) recuou da proposta original de taxar o uso das redes de transmissão por unidades geradoras de energia solar. 

“Isto atingiria diretamente quem fez investimentos em captação”, afirmou. Para a Absolar, a possível criação de tributo deve ser “equilibrada” de acordo com o tamanho de cada unidade geradora. 

A Aneel não respondeu a pedido de informações da reportagem até a publicação desta notícia.

Veja a entrevista.


Foto de capa: Reprodução Canal do Boi

Últimas Notícias