Confira a previsão do tempo para todo país nesta sexta-feira (05)

Tempo deve mudar na região central do Brasil, aponta previsão da Somar Meteorologia

05/02/2021 às 08:38 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com análise da Somar Meteorologia, uma frente fria, associada a um ciclone extratropical avança do Sul para o Sudeste do Brasil nesta sexta-feira (05), o que deve mudar o tempo na região central do país. Além da frente fria, há também um corredor de umidade que chega do Norte e reforça as instabilidades. 

A Somar Meteorologia destaca as áreas de encosta e região litorânea de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde o potencial para transtornos cresce. Há previsão de chuva moderada a forte intensidade em São Paulo, no Rio de Janeiro e na metade sul de Minas Gerais desde as primeiras horas do dia, com risco para alagamentos, deslizamento de encostas e até mesmo ventanias acima dos 50km/h. 

Em Goiás e em Mato Grosso a chuva é mais isolada, mas também pode ser forte e com volumes elevados. Nestas áreas não se descarta o potencial para granizo. Em Mato Grosso do Sul e nos três estados do Sul não deve chover nesta sexta-feira, por causa da presença de uma massa de ar seco e frio que influencia o tempo nestas áreas.

 

Devido aos ventos frios do quadrante sul, mesmo com o sol entre poucas nuvens, as temperaturas não conseguem subir muito e ficam abaixo da média para esta época do ano. Nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina a sexta-feira amanhece com 5ºC a menos que a média climatológica. 

A previsão é que as temperaturas não subam tanto nesta sexta a tarde. No litoral entre o Rio Grande do Sul e o Paraná ainda pode chover fraco e isolado. O mar segue agitado, com alerta de Ressaca pela Marinha do Brasil. As ondas podem chegar aos 4 m entre Chuí (RS) e Florianópolis (SC), válido até sábado à noite. 

De Rondônia até o Tocantins, no sul do Maranhão, no sul do Piauí e em grande parte da Bahia, pancadas rápidas e isoladas. Tempo firme também entre o norte baiano e o leste do Maranhão.

 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias