Levantamento AgRural aponta atraso na colheita de lavouras de soja

Apenas 1,9% das lavouras foram colhidas

03/02/2021 às 11:45 atualizado por Douglas Ferreia - SBA | Siga-nos no Google News
:

Até a última quinta-feira (28) apenas 1,9% das lavouras de soja do Brasil haviam sido colhidas, equivalente a cerca de 2,5 mi/ton. A média dos últimos cinco anos é de 8%, em comparação com 2020 o atraso é de 9%. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (1º) pelo levantamento semanal da AgRural.

O analista da empresa, Adriano Gomes participou do programa Agricultura BR, do Canal do Boi e destacou que o cenário era esperado, em virtude ao plantio tardio por conta das chuvas no início da safra.

“Tivemos um janeiro muito chuvoso, com chuvas muito frequentes nas principais regiões do Brasil, principalmente no Paraná e no Mato Grosso Do Sul que acabou deixando essa colheita ainda mais atrasada”.

Na primeira quinzena de outubro do ano passado, apenas 11% da área de MT havia sido plantada, quando a média de cinco anos é de 36%.

“No Paraná apenas 21% da área havia sido plantada, contra 43% da média de cinco anos. Tivemos problemas de excesso de chuvas, principalmente no Paraná e Oeste de Santa Catarina. A umidade em excesso causa problemas. Boa parte da safra brasileira ainda está em formação de vagem e enchimento de grãos, essas chuvas são favoráveis nesse momento”.

Confira a entrevista:


Últimas Notícias