Pandemia adia feiras do agronegócio pelo segundo ano

Eventos foram remarcados ou cancelados, como em 2020, por precaução

29/01/2021 às 07:33 atualizado por Thalya Godoy - SBA | Siga-nos no Google News
:

A pandemia gerada pela Covid-19 alterou e cancelou planos, causou prejuízos e obrigou inúmeros setores a se reinventar, em 2020. Feiras e exposições do agronegócio, e eventos semelhantes de outros setores, foram profundamente afetados por efeitos que devem ser duradouros, senão perenes.

Neste ano, edições de âmbito nacional ou regionalmente importantes já foram cancelados ou adiados devido aos cenários incertos sobre o rumo da pandemia no país como forma de proteger a saúde dos organizadores, expositores e visitantes.

Veja um levantamento da reportagem do Canal do Boi das feiras e exposições que já sofreram impactos do avanço do coronavírus no Brasil.

Expodireto, que seria realizada no município de Não-Me-Toque (RS), de 1º a 5 de março, em um modelo híbrido (presencial e digital), foi cancelada integralmente pelo conselho e a diretoria da Cotrijal (Cooperativa Agropecuária e Industrial), organizadora do evento.

Show Rural Coopavel, que aconteceria entre 22 a 26 de março em Cascavel, no Oeste do Paraná, foi cancelada em seu formato tradicional e transferida para 7 a 11 de fevereiro de 2022. Para a edição de 2021, serão recebidos pequenos grupos com visitas agendadas para a área de tecnologia da agricultura, afirmou em comunicado a organização do evento.

A Fenatrigo foi cancelada pela Associação Fenatrigo, de Cruz Alta (RS). A feira estava prevista para maio deste ano e a nova estimativa é que seja realizada entre 18 e 22 de maio de 2022.

Na segunda-feira (25), a direção da feira AgroBrasília cancelou o evento “visando o bem maior que é a preservação da vida e da saúde de todos os expositores, colaboradores e visitantes”. A atração deve voltar a acontecer entre 17 a 21 de maio do ano que vem.

Nesta quinta-feira (28), os organizadores da ShowTec - maior evento de difusão de tecnologias para o agronegócio de Mato Grosso do Sul - anunciou o adiamento da feira para 19, 20 e 21 de janeiro de 2022.

Também tiveram suas edições de 2021 canceladas a Tecnoshow Comigo e Bahia Farm Show, remarcadas para 4 a 8 de abril de 2022 e de 31 de maio a 4 de junho de 2022, respectivamente.

Outras feiras
As assessorias da AgriShow e Expointer, grandes feiras agropecuárias do Brasil, disseram não haver posicionamento sobre os eventos desse ano.

O Grupo Associado de Agricultura Sustentável (Gaas), responsável pelo Fórum da Agricultura Sustentável, revelou intenção de manter a feira online. Anúncio definitivo deve sair nos próximos dias.

O Gaas também realiza o Encontro Técnico de Agricultura Sustentável, que deve ser mantido em formato virtual entre 27 e 29 de abril de 2021.

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que realiza a ExpoZebu, lançou o regulamento para este ano e informou que trabalha com cenários diferentes, “adaptáveis à situação da pandemia no momento em que for realizada, e garante que toda aquela programação técnica tradicional será mantida”, como os julgamentos e leilões. A feira será realizada de 1º a 9 de maio de 2021.

 

Foto de capa: Divulgação


Últimas Notícias