Altos Montes coleta amostra da primeira safra de vinhos ‘selados’

Finalidade é indicar bebida de qualidade comprovada por enólogos do RS

13/01/2021 - 08:41 | Por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News

A Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes realiza, nesta quarta-feira (13), uma coleta de amostras para lançamento da primeira safra de vinhos finos do Rio Grande do Sul com o selo de Indicação de Procedência Altos Montes. Serão avaliados 17 vinhos de cinco vinícolas da região: Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina, Vinhos Fabian, Luiz Argenta e Vinhos Viapiana.

Após a coleta, as bebidas serão encaminhadas para análise em laboratório e também serão submetidas à degustação às cegas para avaliar se atendem à qualidade e requisitos para receberem o selo. Os rótulos aprovados poderão ser comercializados ainda este ano.

A degustação às cegas - uma das etapas mais importantes do processo de avaliação - deve ocorrer ainda em janeiro e contará com enólogos da Associação Brasileira de Enologia (ABE), da em (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), e de vinícolas associadas e também convidados.

A indicação geográfica dos Altos Montes – região entre os municípios Flores da Cunha e Nova Pádua, que caracteriza-se por apresentar montes, também conhecidos como serras, de 600 a 800 metros de altitude - foi obtida em 2012 e, desde então, a associação se organiza para a aquisição do selo. Em 2020 foi iniciado o processo burocrático para a conquista do selo da primeira safra. 

“Ficamos muito felizes, pois há muito tempo trabalhamos para isso. O Selo da IP Altos Montes representa uma grande conquista para nós, porque irá valorizar o nosso terroir e o nosso vinho, e também atrair visitantes para nossa região. E, com certeza, toda a economia da região ganha com isso, assim como todo o cenário do vinho nacional, que terá mais um Selo indicando a qualidade do vinho brasileiro”, afirma Giovani Fabian, coordenador da Indicação de Precedência dos Altos Montes.

A associação de produtores foi criada em 2002 para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por 12 vinícolas.

Foto de capa: divulgação/Altos Montes

Compartilhar

Últimas Notícias