Taboa vira cerveja! Veja o resultado de pesquisa com plantas aquáticas

Apreciadores da bebida dizem que o sabor é agradável e que passa no teste do paladar

06/01/2021 às 18:44 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Você já experimentou uma cerveja produzida com taboa? É, aquela planta aquática tão comum em rios e córregos Brasil afora. Pois é! Essa cerveja existe, é produzida em escala comercial e os apreciadores dizem que seu sabor é agradável. 

O jornalista José Cunha e o cinegrafista Gadiel Chaparro, do Canal do Boi, foram conhecer essa novidade, que nasceu de um projeto desenvolvido pelo ISI Biomassa, de Três Lagoas (MS) em parceria com a empresa CTG Brasil – concessionária das usinas de energia Jupiá e Ilha Solteira, na divisa de São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

O projeto foi criado para a busca de utilização de macrófitas, ou plantas aquáticas, na produção de biocombustíveis. Mas, pesquisadores descobriram que essas mesmas plantas podem ser utilizadas para novos produtos, entre eles a cerveja. 

A descoberta ocorreu depois da verificação da grande quantidade de amido presente na macrófita Typha dominguensis, popularmente conhecida como taboa. 
“O malte também é muito rico em amido, então pensamos na possibilidade de substituir uma pequena parte do malte pela taboa. Para isso, realizamos uma parceria com algumas cervejarias de Três Lagoas para testarmos as formulações”, explicou o pesquisador Fernando Alves Ferreira. 

Veja a reportagem.

“A taboa é uma planta invasora do nosso ecossistema e que também prejudica o pleno funcionamento das turbinas da hidroelétrica local. Então retiramos o excesso dessas macrófitas, limpando as margens do rio e em vez de simplesmente jogarmos fora esse excesso, utilizamos a planta para a produção de bio-óleo e também estamos pesquisando novos produtos. Além disso, a colheita das plantas é feita de maneira manual pelos próprios ribeirinhos, preservando a vida aquática da região e a não degradação do rio”, ressaltou o pesquisador do ISI Biomassa.

Foto de capa: Reprodução/Canal do Boi
 


Últimas Notícias