Paraná prevê alta de 17,3% no VBP deste ano

Soja, milho e carnes empurram valor para R$ 115 bilhões

28/12/2020 às 17:38 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

O governo do Paraná prevê elevação de 17,3% no VBP (Valor Bruto da Produção) deste ano, que deve ser divulgado no primeiro semestre de 2021. A previsão leva em conta a valorização de preços de grãos, como milho e soja, e de carnes, além de aumento das exportações. 

A estimativa surgiu com a divulgação do valor atingido em 2019, de R$ 98,08 bilhões, o mais alto já registrado na série, com crescimento nominal de 9% e real (descontada da inflação), de 3%, sobre os dados do ano anterior.

A previsão do Deral (Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento.

O órgão também cita a desvalorização do real ante ao dólar, que favoreceu as exportações e a melhores de preços no mercado interno, com destaque para produtos da pecuária. “Metade do faturamento do Estado, em 2019, veio da pecuária, em função do aumento de 21% das exportações de proteínas animais para a China. No ano, houve um aumento de 9% no faturamento e 5% no volume embarcado, comparado com o ano anterior (2018)”, diz a publicação.

Foto de capa: Fernando Dias/Seapdr


Últimas Notícias