Previsão do Tempo

Chuvas fortes marcam a primeira semana do Verão

Área mais afetada pela estação mais quente do ano será o Brasil Central

21/12/2020 - 17:02 | Por Renata Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News

O Verão começou hoje e para esta semana é previsto chuva volumosa, com queda na temperatura desde o estado de Rondônia até o Rio de janeiro. De acordo com a Somar Meteorologia, os maiores acumulados ficarão concentrados entre a zona da Mata Mineira e o Estado do Rio, e devem chegar próximo a 100 milímetros.

O volume intenso de chuva nessas áreas ocorre por conta de uma zona de convergência do Atlântico Sul, que provoca mudanças significativas no tempo. Atenção especial às áreas de encostas por conta dos deslizamentos.

Ainda de acordo com a Somar, chove forte também em Tocantins, Goiás, Distrito Federal e pontos de Mato Grosso. Já na região Sul, o tempo seco ganha força; não há previsão de chuva no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e grande parte do Paraná. No interior do Nordeste, a estiagem segue predominando.

À medida que a chuva aumenta no Brasil central, as temperaturas diminuem. Em São Paulo, máximas ficam em torno de 24 graus. Até mesmo em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e sul do Pará as temperaturas não passam dos 31 graus. Já na região Sul e interior do Nordeste, com tempo seco, as temperaturas sobem rapidamente ao longo do dia.

Compartilhar

Últimas Notícias