Tereré é eleito Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco

Bebida é popularmente conhecida nas regiões Centro-Oeste e Sul do país

18/12/2020 às 11:59 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O tereré, bebida popularmente conhecida em regiões do Centro-Oeste e Sul do Brasil, foi eleito Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na última quinta-feira (17), por meio de videoconferência do Comitê de Patrimônio da entidade.

O pedido foi realizado Ministério da Cultura do Paraguai e se tornou a primeira manifestação cultural originária do país vizinho.

A indicação foi denominada como “Práticas Tradicionais e Saberes Tereré na cultura Pohã Ñana. Bebida ancestral Guarani no Paraguai”, e inclui a cultura do consumo, com destaque para as pessoas que estão envolvidas na produção, comercialização, consumo e transmissão dessa tradição de geração em geração.

Mercado
O tereré é uma bebida que envolve infusão de ervas medicinais refrescantes (pojá ñaná, em idioma guarani), com água fria, servida em uma bomba de cuia de chifre bovino, fabricado artesanalmente, e deve conter erva-mate.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a produção de erva-mate do país em 2019 atingiu 517.779 mil toneladas, com uma área colhida de 67.230 mil hectares. O valor da produção foi de R$ 476.935,00 milhões.

 

Foto de capa por Secretaria de Cultura do Paraguai


Últimas Notícias