Instituições e universidade promovem evento sobre agroecologia

Encontro debate sistema agroalimentar mundial e os desafios para a alimentação, saúde e a educação

11/12/2020 às 17:00 atualizado por José Cunha - SBA | Siga-nos no Google News
:

Termina neste sábado (12) o Agroecol 2020 - evento dedicado à discussão de desafios para o sistema agroalimentar mundial. Em um ano atípico para cadeias produtivas, o encontro reúne agricultores, técnicos de extensão, pesquisadores, professores, estudantes de cursos de graduação, de pós-graduação e de escolas técnicas, e consumidores de produtos agroecológicos/orgânicos.

A programação teve debates com trocas de experiências e minicursos totalmente gratuitos, transmitidos pela internet. A pauta inclui assuntos relacionados à produção sustentável e a criação de políticas públicas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar, especialmente no que diz respeito à produção de produtos orgânicos com viabilidade de aumento de pontos de comercialização. 

O superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta, que participou do debate, disse que "a idéia é criar uma rede de consumidores, produtores e empreendedores orgânicos, de modo que se estabeleça um canal direto e facilite a aquisição dos produtos orgânicos pelos consumidores, dando segurança e tranquilidade de que o consumidor está realmente levando um produto orgânico e possibilitando também aos produtores a venda direta do seu produto, com margens melhores".

Entre minicursos que estão sendo oferecidos e ocorrem neste sábado estão: manejo de horta urbana e de horta escolar; manejo de abelhas nativas; aproveitamento e processamento dos frutos do cerrado e pantanal; produção de bioinsumos, biofertilizantes, fermentados, composto e humus; Bioética e Agroecologia; saúde, produção e uso de plantas medicinais; Introdução à permacultura; ecoturismo no cerrado: experiência do sítio Passarim; processos produtivos e burocráticos; éstratégias agroecológicas para  pragas e doenças em hortaliças; metodologias ativas e educação do campo no contexto da pandemia; escolas do campo: um novo olhar; salas multiseriadas,  projetos Fora de Série e o Coletivo que Aprende e Ensina; projeto Aquaponia para as escolas do campo; introdução ao manejo de agroflorestas e introdução às Panc’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

O evento é uma realização da UFMS, Instituto Fiocruz, Agraer, Semagro, governo estadual e Associação Brasileira de Agroecologia.

Serviço

A programação pode ser acompanhada através do canal  Agroecol 2020 no YouTube. Para mais informações sobre o evento acesse: link.ufms.br/agroecol


Últimas Notícias