Preço do leite pago ao produtor caiu 5,3% em novembro

Pagamento realizado em novembro refere-se ao leite entregue no último outubro

09/12/2020 às 08:34 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com informações da Scot Consultoria, depois de cinco meses em alta, o preço do leite pago ao produtor caiu no pagamento realizado em novembro, referente ao leite entregue em outubro último.

Considerando a média nacional ponderada dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, o recuo foi de 5,3% na comparação mensal.

Apesar da queda em relação a novembro do ano passado, o preço pago ao produtor está 50,7% maior este ano.

A produção de leite sobe com mais força na região Sudeste e no Brasil Central desde outubro, com as chuvas mais regulares e mais bem distribuídas, o que reduz a concorrência entre as indústrias.

A Scot Consultoria destaca que, por ora, não há excesso de leite no mercado interno, o que acaba limitando as quedas nos preços da matéria-prima (leite cru).

Do lado da demanda por leite e derivados, o escoamento no mercado interno foi prejudicado em outubro e novembro com a redução do auxílio emergencial do governo e patamares elevados de preços atingidos pelos produtos lácteos no mercado interno.

Desta forma, a pressão dos varejistas aumentou sobre o atacado, principalmente devido as expectativas mais pessimistas com relação ao consumo de leite fluido e leite em pó neste final de ano, com as férias e festas. 

Pagamento de dezembro
Para o pagamento a ser realizado em dezembro/20, referente a produção entregue em novembro/20, o viés do mercado é de estabilidade à queda nos preços do leite ao produtor. 

Este cenário está ligado à oferta de leite que, apesar dos incrementos, seguiu mais ajustada em novembro (dados parciais) e deverá sentir os efeitos da falta de chuvas em alguns estados ainda em dezembro próximo. 

Desta forma, 49% dos laticínios pesquisados pela Scot Consultoria estão apontando para manutenção nos preços do leite ao produtor em dezembro, mas 31% das indústrias estimam queda das cotações e 20% dos laticínios falam em alta no preço do leite.

 

Informações por Scot Consultoria


Últimas Notícias